Vinho Rocaille

As Vinhas da Quinta do Outeiro estão plantadas na região dos vinhos verdes. Têm o privilégio de beneficiar da mineralidade específica dos solos graníticos (v. verdes) e da estrutura fornecida pelo calor (Douro) concedendo-lhe a expressão “Douro Verde”.

Resultando em vinhos de elevada qualidade e características únicas.

No cultivo e manutenção das nossas vinhas, utiliza-se um nível mínimo de herbicídas químicos. No processo de poda, os talos das vinhas não são queimados e os resíduos das vides são colocados entre as videiras no solo. Após a sua decomposição, estes actuam como um fertilizante natural respeitando e favorecendo o meio ambiente.

O Vinho

O vinho Rocaille tem origem na adega de última geração e vinhas da Quinta do Outeiro.

Seu nome é inspirado nas estruturas complexas presentes nos jardins formais históricos da Quinta criados em torno de 1906.

Como principal objetivo para o Rocaille temos a produção de lotes em quantidades limitadas de um vinho de excelência.

Por conseguinte, são usados equipamentos e processos de qualidade superior em todas as fases da produção, desde o cultivo das uvas ao engarrafamento final.

Originando uma variedade de vinhos ricos em aromas e sabores, com excelentes características, bem como um vinho límpido e puro devido aos processos naturais e reduzido uso de químicos.

Localização e Microclima

A Quinta localiza-se numa posição única, num outeiro na encosta do vale do Douro. O que proporciona um microclima próprio muito especial às vinhas Rocaille da Quinta do Outeiro.

Castas

Selecionamos uma variedade única de uvas e vinhas que mais se adequam às condições do solo e ao local, com o principal objetivo de produzir um vinho com características singulares, interessantes e emocionantes.

São incluídas sete variedades de castas na produção do vinho Rocaille.

Castas Brancas: Chardonnay; Arinto; Loureiro.

Castas Tintas: Tinta Roriz; Sousão; Cabernet Sauvignon; Syrah.